Primeiros passos para promover sua loja online no atacado:
Apresentamos este guia rápido para iniciantes que ajudará você a entender como conseguir mais clientes e mais vendas!
Introdução:
Suponha que você começou hoje com sua loja online e ainda não tem clientes. Assim como faria em um negócio físico, em um negócio digital, você deve fazer com que potenciais clientes conheçam os produtos que você oferece. Você precisa gerar clientes interessados em seus produtos.
Seria lógico pensar que, em seu negócio físico, você faria publicidade, por exemplo, na televisão ou no rádio, convidando o público a visitá-lo.
Em uma loja digital, nosso principal e mais eficaz meio de comunicação é a Internet. Cada vez mais pessoas e empresas fazem suas compras exclusivamente pela Internet, e as estatísticas continuam subindo.
Se você tem uma empresa que vende produtos no atacado, como uma Marca, um Importador ou um Distribuidor, existem ferramentas de marketing digital específicas para atrair os clientes certos para sua loja online, neste caso, atrair negócios que façam compras no atacado para depois vender a consumidores finais.
Vamos conhecer essas ferramentas:
Os comerciantes estão constantemente em busca de produtos inovadores que os permitam se destacar e gerar mais vendas. E eles fazem isso através da Internet.
A maioria das pessoas usa o Google como seu mecanismo de busca padrão e, por exemplo, faz buscas como: ATACADISTA DE BAZAR, FÁBRICA DE ROUPAS OU IMPORTADOR DE BRINQUEDOS, se falássemos de comerciantes que desejam encontrar novos fornecedores para seus negócios.
O Google mostrará primeiro os resultados patrocinados (pagos) que se destacam como “anúncio” no topo do mecanismo de busca com base nas palavras-chave inseridas.
Está comprovado que os usuários clicam primeiro nos primeiros anúncios, por uma questão de facilidade. Por isso, sugerimos que você faça um anúncio patrocinado desde o momento inicial em que lançar sua loja online no atacado.
Você pode começar com o orçamento que decidir. Isso será configurado diretamente na plataforma do Google Adwords. (Se você não fizer isso, aparecerá nas últimas páginas do mecanismo de busca e será muito difícil que novos clientes o encontrem).
O Google Adwords cobrará apenas por cada clique que for feito em seus anúncios patrocinados.
Com este tipo de publicidade tão eficaz, você aumentará drasticamente a possibilidade de receber pedidos. Comece sua primeira campanha criando uma conta aqui.
Deixamos este tutorial para você aprender a configurar facilmente sua primeira campanha:
Sugerimos que você comece no Adwords com um investimento mínimo de 30 a 50 dólares por mês, para obter um resultado aceitável em médio prazo. Este dinheiro será investido apenas se clicarem em seus anúncios.
Você também pode contratar uma empresa especializada em Google Adwords para gerenciar suas campanhas, consulte nossos parceiros associados.
Se você tiver dúvidas ou precisar de assistência, pode falar com um consultor gratuito do Adwords que o ajudará a configurar sua primeira campanha aqui.
ESTA FERRAMENTA DE MARKETING É UMA DAS MAIS IMPORTANTES PARA OBTER NOVOS CONTATOS E VENDAS EM SUA LOJA ONLINE.
O marketing por email, ou publicidade por correio eletrônico, significa enviar uma mensagem comercial diretamente usando o correio eletrônico como canal para potenciais contatos.
Os comerciantes verificam regularmente em seus emails as publicidades de seus fornecedores, para ficarem por dentro de novos produtos e promoções, o que faz com que essa ferramenta de marketing tenha uma alta eficácia no canal atacadista.
Conheça mais neste vídeo:
Para criar sua primeira campanha de email marketing, você deve usar uma plataforma de envio de email em massa:
Nelas, você terá que criar o design do seu email com suas ferramentas e terá que carregar um BANCO DE DADOS com listas de emails para os quais você enviará sua publicidade. Use os emails que você tem de seus clientes ou prospectos.
É importante abordar este ponto:Para poder enviar emails em massa, precisamos das informações de quem contataremos.
Os bancos de dados são construídos através dos registros de novos clientes em sua loja online (no administrador do VxM coletamos todas as informações dos seus clientes e as disponibilizamos para você enviar seus emails).
Quanto mais emails você enviar com publicidade, maior será a probabilidade de receber contatos, novos pedidos de compra ou reposições.
Você deve projetar emails que tenham CHAMADAS PARA AÇÃO (conhecidos como botões ou links) porque são eles que levam diretamente à sua loja e aumentarão as chances de compras, ou pelo menos que seus produtos sejam mais conhecidos.
Deve-se considerar várias questões mais para que seus emails cheguem ao destino sem serem detectados como SPAM. Pesquise sobre como melhorar seus anúncios consultando o suporte da plataforma que decidir usar.
Deixamos alguns conselhos para melhorar a eficácia das suas campanhas neste vídeo:
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE BANCOS DE DADOS É UM TRABALHO QUE SUA EMPRESA DEVE FAZER PARA PODER OBTER RESULTADOS E EXPANDIR SUA CARTEIRA DE CLIENTES. SOLICITE INFORMAÇÕES SEMPRE QUE RECEBER UM CONTATO.
As redes sociais são estruturas formadas na Internet por pessoas ou organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Através delas, criam-se relações entre indivíduos ou empresas de forma rápida, sem hierarquia ou limites físicos.
Você se pergunta se o marketing em redes sociais B2B é adequado para o seu negócio?Assista ao vídeo que explica a resposta:
1 - Concorrência:
Se a concorrência está nas redes sociais, eles estão se conectando com um segmento de clientes chave que você pode perder. E esse segmento social é chave. Muitas vezes são um dos grupos de clientes mais fiéis.
2 - Seus clientes procuram serviço nas redes sociais:
Os clientes têm grandes expectativas para as marcas tanto no âmbito B2C quanto no B2B. Muitos dos seus clientes se conectam à Internet para compartilhar comentários, avaliações, expressar opiniões e fazer perguntas. Não os deixe esperando.
Use as melhores ferramentas de redes sociais B2B para que você possa aparecer quando for solicitado, e até mesmo quando não.
Não ignore as oportunidades de geração de leads B2B nas redes sociais. As redes sociais são um espaço fundamental para fomentar as perspectivas de vendas, desde a identificação da intenção de compra até a venda social.
3 - Você não deve ignorar a informação social
Cada plano de redes sociais B2B deve ir além do marketing.
Descubra o que é importante para seus clientes participando de debates online. Ouça o que as pessoas dizem. Leia as avaliações e comentários de seus clientes e use esses conhecimentos para tomar decisões comerciais estratégicas.
RESPONDER ÀS CONSULTAS DOS CLIENTES PELAS SUAS REDES SOCIAIS IRÁ FORNECER INFORMAÇÕES DIRETAS SOBRE A PERCEPÇÃO QUE ELES TÊM DA SUA EMPRESA E ELES TERÃO UMA MELHOR EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO.
Sua empresa começa uma transição para o digital, deixando para trás a tomada de pedidos em papel, por excel ou whatsapp e a desorganização.
Recomendamos que convide seus clientes ativos para a sua nova loja online para que façam pedidos, dessa forma você aprenderá a otimizar seus processos internos e a gerenciar seu novo canal com mais eficiência.
Porque uma vez que você conseguir isso, o sistema de acompanhamento automatizado Autoseller™️ trabalhará por você e fará com que seus clientes não se esqueçam da sua empresa nem de repor estoque.
Saiba mais sobre nossa solução de acompanhamento automatizado de vendas Autoseller™️ aqui:Comunicar aos seus clientes ativos que sua empresa tem um novo canal de vendas que facilitará seus pedidos, dará a impressão de que sua empresa cresceu. Você também eliminará fricções por possíveis mal-entendidos na tomada de pedidos por telefone, em emails com anexos perdidos ou com planilhas difíceis de entender.
Se você tem clientes que ainda não se sentem confiantes para fazer seus pedidos na sua nova loja online, continue gerenciando-os por outros meios e depois os transfira manualmente para o sistema.
Isso permitirá que o VxM faça um acompanhamento automatizado pós-venda com o Autoseller™️ e além disso você terá registro de suas vendas.
Com o tempo, você deve educar seus clientes e assisti-los em suas dúvidas ao fazer seus primeiros pedidos na sua loja até que se acostumem com o seu novo canal para enviar seus pedidos e descubram que é mais simples e confortável.
COMUNIQUE AOS SEUS CLIENTES A URL DA SUA NOVA LOJA ATACADISTA ONLINE E CONVIDE-OS A VIVER UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE COMPRAS!
Vender produtos online tem a dificuldade de que seus clientes não podem perceber a qualidade e o tamanho real dos mesmos.
Para contrariar essa desvantagem, é ideal que você tenha imagens e vídeos de uso dos produtos e informações sobre materiais, funções, tamanho, etc, na descrição detalhada.
São elementos essenciais para que seus produtos se destaquem e pareçam mais atraentes. Para isso, podemos contar com imagens/vídeos da maior qualidade possível, os quais você pode solicitar aos seus fornecedores ou realizar fotografias próprias com um estúdio.
Adquira um LIGHTBOX para ajudá-lo a tirar uma foto profissional com seu telefone móvel ou câmera digital:
Este produto está facilmente disponível para compra nos marketplaces mais conhecidos e a um custo muito baixo.
Você tem dúvidas sobre o formato, peso e dimensões ideais das imagens dos seus produtos para manter o site leve e ágil?Assista ao vídeo:
Inclua a maior quantidade de informações disponíveis sobre seus produtos, tais como materiais, dimensões, peso, características, forma de uso e tudo o que possa ajudar a compreendê-los melhor; isso aumentará as chances de serem adquiridos.